,

O PASSAPORTE DE LULA

.

,
. , .
Com um advogado, ou equipe de advogados fracos, Lula teve a pena aumentada em quase dois anos e meio. Um advogado sem energia, sem imaginação, batendo eternamente no mesmismo, e sem nenhuma ousadia, caminhou para um rito onde todo mundo já chega com o voto pronto debaixo do braço. As chances de mudar esses votos beiram o zero absoluto.
Para quebrar isso, só com declarações ou eventos que dessem reviravoltas no processo. Mas incapazes de assumir o óbvio e buscar outras explicações, preferiram as mesmas declarações de inocência, já desacreditada até entre alguns devotos que bravejam por aí a velha máxima: 'Roubou, mas Fez!'

Então, a República de Bananas acordou com o ato desnecessário do juiz confiscando o passaporte do Lula.
Não, desta vez não foi um galho-quebrado pelo padrinho Gilmar Mendes, - esse trabalha noutra frente, a revisão da prisão em 2ª Instância, o que livraria a cara de Lula, Aécio, Maluf e companhia. Até Sérgio Cabral se beneficiaria.
O ato do juiz em pegar o passaporte, serve apenas para dar argumentos aos fiéis da religião Lulista de que a Justiça persegue o Lula, enquanto deixa Aécio, Collor, Temer, etc, livres, leves e soltos.

Além de inútil é bobinho esse confisco. Lula não ganha nada fugindo ou saindo do país nesse momento. Melhor o contrário: se ficar exerce mais pressão no sistema.
Penso que ele só iria nesse encontro em Adis Abeba, em tese a convite da ONU, porque já estava marcado há mais tempo e porque faria suas escalas aqui e ali para reclamar na imprensa internacional, o que seria muito bom também para a Justiça brasileira, já que todo o processo seguiu os trâmites esperados e propostos desde a República de Platão.
 
Se fugisse, Lula conseguiria asilo político fácil, é notório. Em Cuba, no Uruguai, Bolívia. Acho que ele só não pediria asilo na Venezuela... nem na própria Etiópia!
Mas, não! Ele jamais fugiria porque desse modo liquidaria de vez suas pretensões políticas que hoje se resumem em indicar e trabalhar para outro candidato a Presidente pelo PT ou coligado com o PT.

Estudos da Matemática Estatística revelam comportamentos sociais e tendências tanto no âmbito planetário, como de um povo, região, país ou mesmo individual, independente de onde no tempo e no espaço. O estudo estatístico da Justiça brasileira indica que, se for mantido o mesmo comportamento de décadas no trato dos processos em andamento, o caso Lula vai se arrastar e ele poderá até concorrer às eleições de 2018. Agora... se vai ser eleito ou se permanecerá no cargo caso ganhe, é outro papo.
 
De qualquer forma foi uma bobeira o lance do passaporte, cuja argumentação de ‘procedimento protocolar’ não cabe no caso. Talvez a própria Justiça tome a iniciativa, em suas instâncias superiores, para consertar esse ato pouco inteligente, que só coloca suspeitas sobre os reais motivos desse impedimento...
.
__________
Poucos dias após a publicação dessa crônica, em ação movida pelos advogados de Lula,
a 02 de Janeiro/18, a Justiça devolveu o passaporte.
  
 

volta        sobe
.

Receba textos inéditos em primeira mão
Herbert Hette no Facebook e no Twitter

ou envie-nos um email

E-mail:


Austrália Meu Amor  1ª edição  impressa   Pétalas de Crepom  3ª edição  impressa   Diana o Conto  em ebook  1ª edição         Efeito Gauche