Referências
                                e citações



Compilação e comentários por

Herbert Hette

‘A Terra é o berço da humanidade, mas não se pode viver no berço para sempre.’
Konstantin Tsiolkovsk, Konstantin Eduardovich Tsiolkovski.
Uma doença na infância o deixou surdo. Cientista de foguetes russo na era do obscurantismo da União Soviética. Matemático, escritor de tratados e de ficção científica, considerado um dos pais da cosmologia e da ciência dos foguetes de longo alcance.
É dele os conceitos e a base dos cálculos para o escape da Terra ao espaço utilizando foguetes com propulsores em estágios, foguetes direcionáveis, estações orbitais, colônias espaciais, passeios no espaço onde se deixaria a nave por meio de câmaras de ar, etc.

Angela Maria, brasileira, cantora de voz poderosa, compositora e atriz muito querida.

Castro Alves, Antônio de Castro Alves, o mais popular poeta Brasileiro. Faleceu aos 24 anos jamais esquecido graças à sua imensa e inconformada poesia social que teve na luta abolicionista os momentos de maior emoção e entrega.
Poeta que eu conheci na infância - é ensinado nas escolas - nunca deixei de amá-lo. Em vida publicou em 1870 Espumas Flutuantes, que gerou 30 edições até 1947. Após sua morte foram publicados O Gonzaga ou a Revolução de Minas em 1875; A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876; Vozes D’África, 1880; e Os Escravos, 1883.’

Cauby Peixoto, cantor popular da música brasileira. Voz e afinação singulares, e de personalidade extravagante tornou-se um dos cantores de maior sucesso e longividade nos palcos do Brasil e no exterior.

Che Guevara, Ernesto Che Guevara, argentino. Na Revolução Cubana do final da década de 1950 desempenhou importante papel militar. Se tornou herói e mártir revolucionário em Cuba e entre rebeldes do mundo. Seu livro ‘Guerra de Guerrilha’, 1961, foi celebrado como o livro-texto de táticas para a revolução armada.

Diamantina MG - Cidade turística e histórica. Tem construções tombadas pelo Patrimônio Mundial. Suas Jazidas de diamantes foram fundamentais para a Revolução Industruial que na Inglaterra por volta de 1760. Suas ruas principais ainda são revestidas por lascas de pedra ardósia exatamente como há mais de um século mandou colocar o então Conselheiro João Capistrano, presidente da província de Minas Gerais, primeiro nas ruas de Ouro Preto, sede do governo na época.

Einstein, Albert Einstein, judeu-alemão. Nasceu em Ulm, Alemanha, 1879. Faleceu em Princeton, EUA em 1955. Foi o principal físico de sua época, traçando as bases para a física moderna.

Eliana de Lima, Eliana Maria de Lima, cantora de MPB, nascida em Tatuapé - SP, 1961. De bela voz, interpreta samba-canção e pagode com muito talento e sentimento.
Consagrou-se com canções românticas num vasto repertório de sucessos e bom gosto.

Fujimori, Alberto Kenya Fujimori, nipo-peruano, presidente do Peru de 1990 a 2000, deposto, acusado de roubo e outros crimes, fugiu para o Japão se beneficiano de sua dupla nacionalidade para escapar à justiça de seu país.

Gauguin, Eugenie-Henri-Paul Gauguin, naceu na França, 1848, faleceu nas Ilhas Marquesas do Pacífico Sul, 1903. Pronuncia-se ‘Gôgam’. Pintor pós-impressionista, um dos primeiros denominados ‘Natural’. Amigo íntimo de Vincent van Gogh, dividiu com este o inicio do estilo que permitia uma visão lírica da natureza e dos objetos, embora utilizassem tons fortes e delirantes.

Isaac Asimov, Isaak Yudavich Azimov, Rússia 1920 - USA 1992. Escritor de ficção científica com mais de 400 obras publicadas nos Estados Unidos. Criador das três Leis da Robótica.
A Primeira Lei ‘Um Robô não pode causar nenhum dano a qualquer ser humano’; Segunda Lei ‘O Robô deve obediência aos humanos, exceto quando a ordem que receber entrar em conflito com a Primeira Lei’. Terceira Lei ‘Os Robôs devem proteger a si próprios, exceto, novamente, quando esta atitude entrar em conflito com a Primeira Lei’. Há uma quarta lei que Asimov introduziu após a criação das três primeiras, é a Lei Zero que se sobrepõe às outras: ‘O Robo não pode causar mal à humanindade ou, por omissão, permitir que a humaninade sofra algum mal.’

Jacques Cousteau, Jacques-Yves Cousteau, francês. Explorador oceânico, pioneiro em pesquisas subaquática. Foi capitão de corveta da Marinha Francesa em 1948. Em 1943 ele e Emile Gagnan inventaram o aparelho de respiração subaquática batisado por ‘Aqualung’. Comandou seu próprio navio de pesquisas ‘Calypso’ realizando pesquisas arqueológicas e ecológicas por mares e rios pelo mundo. Estudou naufrágios submersos, a degradação dos ocenos causada pela atividade humana e alertou-nos sobre suas consequências às calotas polares e à vida animal.

Lúcio Cardim, brasileiro, autor de ‘Matriz ou Filial’, musica popular de muito sucesso e gravada por quase todos os grandes nomes da MPB.

Mamonas, Mamonas Assassinas, banda de rock brasileira da cidade de Guarulhos, SP. Com estilo alegre e brincalhão suas musicas satirizam personagens e situações do cotidiano brasileiro.
Obteve sucesso relâmpago vendendo dois milhões de discos em meio ano de carreira. Seus cinco jovens integrantes morreram num acidente aéreo em março de 1996, a poucos momentos do pouso.

Milan Kundera, nascido em Praga, autor do romance de 1985 ‘A insustentável Leveza do Ser’. Músico de jazz e escritor. Seu livro ‘A Brincadeira’ ajudou a inspirar o movimento de libertação conhecido como ‘A Primavera de Praga’. Os russos quando invadiram a Tcheco-Eslováquia proibiram seus livros.

Nietzsche, Friedrich Wilhelm Nietzsche, nascido na Prussia em 1844 e falecido na Alemanha em 1900. Aqui pronunciamos ‘Nitich’. Pensador, filósofo de formação acadêmica, escritor de grande estilo e caneta ferrenha. Complicou a vida de muitos catedráticos com a idéia do ‘Eterno Retorno’; tudo que foi, votará a ser, tudo que vai, vem e volta. Dia e noite, morte e vida, perdão e cólera, chuva e sol.
A cada publicação era um terremoto abalando a intelectualidade alemã e devastando as províncias acadêmicas da velha Europa. O Clero nem podia ouvir o nome do ‘novo demo’. Escreveu livros como ‘O Anti-Cristo’ (1895), ‘Sob Deus e o Diabo’ (1889), ‘Crepúsculo dos Ídolos’ (1889). Chegou a anunciar em ‘Assim Falou Zarathustra’ por volta de 1889, que ‘Deus está morto... por sua compaixão pelo Homem, Deus morreu.’
Há cem anos este livro causou bombástico escândalo. Em 1872, nos presentou com ‘O Nascimento da Tragédia’ e ‘Na Genealogia da Moral’ de 1887’.
Anos após sua morte teve muitos de seus escritos, inéditos, grotesca e sistematicamente alterados por sua irmã Elisabeth, que tentou impingir às suas frases alusões a favor dos anti-semitas e idéias ultra-nacionalistas ligando-o ao nazismo e ao fascismo. Seu nome foi então, anexado indevidamente à ideologia defendida por um dos maiores loucos sanguinários que nossa espécie produziu: Adolf Hither.
Porém, no fim das contas, prevaleceu o pensamento vivo, porque atual; do ser humano, pensador, rebelde e poeta Friedrisch Nietzsche.
Milan Kundera, no seu ‘A Insustentável Leveza do ser’ comenta que Nietzsche ao ver um condutor de carroças espancar cruelmente o cavalo, sentiu tão profundamente tocado que pôs-se a chorar. Então, abraçado ao cavalo, ainda em prantos, pedia perdão ao animal por toda a raça humana. Imagino a cara daqueles que assistiam à cena há cem anos atrás... Será que hoje pensaríamos diferente? O que mudamos em cem anos?

Nobel, Alfred Bernhard Nobel, 1833 - 1896, químico sueco, inventor da borracha sintética e da dinamite para ser aplicada nas estradas e túneis não abertos que obstruíam o avanço da humanidade. Morreu multimilionário e completamente infeliz. A Dinamite, a mais importante de suas invenções servia mais à ganância e crueldade de empresários, banqueiros, políticos e generais.
Nobel, de personalidade introvertida e nos últimos anos de vida, amargurada, foi um solteirão sem herdeiros, que se envolveu por amor em toda a sua vida com uma única mulher, a baronesa austríaca Berta von Suttner militante pela paz mundial e a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Seu pai Emanuel Nobel foi seu grande estimulador para o estudo e pesquisa da Química. A dinamite lhe deu fortuna, mas teria patenteado quase que 400 outros inventos. Quatro anos após sua morte, surgiu a Fundação Nobel, conforme seu testamento, com a função de administrar e outorgar anualmente o Prêmio Nobel às pessoas ou instituições que se destacassem na Luta pela Paz, nas pesquisas de Física, Química, Medicina e na Literatura. Só em 1901 que se fez a primeira premiação. Sessenta e sete anos depois, o Banco Nacional da Suécia instituiu o Prêmio de Economia.

Olavo Bilac, nascido no Rio de Janeiro,1865 - 1918, autor de 35 sonetos líricos em ‘Via Láctea’. É o soneto de número XIII que tem seus versos popularíssimos que são citados em EEP1 ‘Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdestes o senso...’ - Olavo Bilac Antologia Poética - Editora L&PM - Coleção Pocket - 1999

Oscar Niemeyer, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, brasileiro, arquiteto. Projetou Brasília, capital do Brasil em 1957/60 durante o governo de Juscelino Kubitschek. Aclamado pela arquitetura moderna, projetou obras em vários países. https://brasilescola.uol.com.br/historiab/construcao-de-brasilia.htm

Plabo Neruda, Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, chileno, 1904 - 1973, poeta dos povos da América Latina, dos Andes, da natureza e da humanidade.

Stella, em que Estrela Você se Escondeu?  música romântica de Ned Washington e Victor Young, gravada em 1969 pelo intérprete da Jovem Guarda, Fábio. Trouxe um arranjo típico das trilhas de filmes de ficção científica da época. Por ser uma bela canção ficou por vários anos em destaque nos rádios e programas de auditórios.

Van Gogh, Vincent Willem van Gogh, Zundert Holanda 1853 - 1890 França. Van Gogh tornou-se pintor depois dos trinta anos, o mais desesperadamente inspirado de todos os impressionistas. Em vida apenas um único de seus quadros foi vendido, no entanto, um século depois seu óleo ‘Girassóis’ foi comprado por 54 milhões de dólares em New York. Rejeitado no amor sentiu-se infinitamente solitário. Na França, entrou em confronto com todas as escolas de pintores de sua época. Enquanto todos rebuscavam imagens e cores se esgueirando para obter belas paisagens e retratos, Van Gogh utilizava traços fortes, ângulos vivos, cores febris como feridas abertas.
Amarelo, sua cor predileta. Viveu grande dificuldade financeira, conheceu a miséria. Seu irmão Théo, marchand em Paris e homem também de poucas posses, era quem conseguia lhe enviar algum dinheiro e foi quem conseguiu vender o seu primeiro quadro a uma amiga.
Vincent van Gogh tem sua saúde abalada demonstrando sinais de distúrbios mental. Numa crise, por volta de 1889, cortou a própria orelha depois de uma discussão com Gauguin com o qual dividiu por alguns meses uma pequena casa pintada de amarelo em Arles no sul da França.
Recuperado, mais tarde pintaria seu auto-retrato com o curativo, um pano branco envolvendo parte do pescoço e o que sobrou da orelha esquerda. Passou dois meses num sanatório. Em 27 de Julho, poucos dias depois de sair, Van Gogh atira em si mesmo, numa tarde de sol e vento frio, em meio a um campo de flores amarelas, morre dois dias depois.

Voltaire, apelido de François-Marie Arouet, França 1694 - 1778, escritor e filósofo, um dos principais personagens do Iluminismo do século XVIII. Com sátiras e escritos filosóficos escarneceu da tirania e hipocrisia do Cristianismo, o que lhe trouxe problemas com padres e bispos. Defendeu a impressa livre, a liberdade de expressão, o direito à propriedade, a liberdade religiosa e o estado laico.
Acumulou também problemas legais financeiros, foi preso na Bastilha por alguns meses e exilado na Inglaterra. Retornando à França publicou obras controversas e paradóxas sobre meio ambiente, políticas sociais, relação trabalho e capital, e sobre monarquia, república e democracia.

 

 



Siga-me nas redes ou deixe um email
Conheça nossa Diretriz de Privacidade

Herbert Hette na mídia

E-mail:


            Diana 1  compre em impresso ou em ebook      Pétalas de Crepom  4ª edição impressa      Austrália Meu Amor  1ª edição  impressa
.